quarta-feira, 5 de agosto de 2015

Entrei na faculdade e agora?


Olá a todos :) 
Chegamos ao mês de Agosto e o mês de Setembro está cada vez mais perto, isto significa que vão começar as aulas, quer seja na escola ou na faculdade. Nesta altura do ano, o coração daqueles que se inscreveram pela primeira vez na faculdade começa a apertar, está a chegar o momento de todas as notícias e de todas as decisões. Para quem não sabe, entrei na faculdade em 2011 e fiquei a saber que tinha entrado na minha primeira opção no dia 17 de setembro do mesmo ano e foi aí que aconteceu a maior reviravolta da minha vida. 
Mas como foi a minha experiência? Eu tentei a minha sorte em 3 faculdades diferentes, todas com o mesmo curso, geografia. A minha primeira opção foi a Faculdade de Letras da Universidade do Porto, a segunda foi no Instituto de Geografia e Ordenamento do Território, em Lisboa e a terceira opção foi na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Não fazia a mínima ideia que deveria ter reservado casa no Porto, uma vez que tinha quase a certeza que entrava na minha primeira opção e por isso quando no dia 18 de Setembro de 2011 tentei encontrar casa, quase todas estavam reservadas ou ocupadas, por isso se vais entrar na faculdade este ano começa já a procurar casa. E como foi a adaptação? Isso depende muito de pessoa para pessoa, no meu caso como sou natural de uma área rural não foi muito fácil adaptar-me ao ritmo rápido e frenético da cidade, aprender a apanhar transportes coletivos para todo o lado, tratar do passe e todos os assuntos da faculdade sozinha e de tratar de todas aquelas despesas que consideremos "coisas de adultos", na faculdade, quando estudamos longe de casa começamos a ter um monte de responsabilidades e esse processo foi para mim o mais difícil de todos. O primeiro semestre vai ser difícil, mas acredita que te vai ajudar a crescer. 
Como é estudar na faculdade? Esqueçam o tempo em que os professores andavam "atrás de vocês", esqueçam o tempo em que eram obrigados a ir às aulas, esqueçam o tempo em que conheciam toda a gente é o professor sabia o vosso nome, ir para a faculdade significa o vosso sucesso ou a falha total. Se entrarem na faculdade, falo por experiência própria, lembrem-se que o trabalho começa no primeiro dia em que põe o pé na sala de aula e não no fim do semestre, ninguém vos vai lembrar de fazer um trabalho ou de estudar para um teste ou para um exame, vocês dependem apenas de vocês mesmos e por isso esforcem-se porque nem todos tem a oportunidade de seguir para o ensino superior. Vocês podem perfeitamente conjugar a vossa vida social com os estudos, se equilibrarem o vosso tempo e souberem que em tudo há prioridades e que vão existir dias em que não vão poder sair à noite ou ir ao cinema. Lembrem-se de se inscreverem em bolsas de estudo, porque estudar na faculdade é muito caro, mas lembrem-se também que se não fizerem as unidades curriculares suficientes, a vossa bolsa de estudos não vos será entregue. 
Por último, dizer-vos que a faculdade vai mudar a vossa vida e se conseguirem concretizar os vossos objetivos, irão sair da faculdade com o dobro da maturidade e responsabilidade. Eu terminei na semana passada o meu primeiro ano de mestrado em Riscos, Cidades e Ordenamento do Território e sim, deu muito trabalho, mas valeu a pena, já sou licenciada e pós-graduada e para o ano, se tudo correr bem, serei mestre. Acreditem quando o fim chegar vão sentir-se realizados, vamos esperar para que haja emprego para todos nós e lutar para sermos melhores amanhã do que somos hoje. 
Boa sorte para todos os que começam ou, os que tal como eu, continuam esta aventura chamada faculdade. :D
Ana Ferreira

Sem comentários:

Enviar um comentário