segunda-feira, 25 de junho de 2018

Casados de fresco Pt 1


Hoje começa uma nova série de textos no blog. Depois do grande dia ter passado, de termos regressado de lua-de-mel e de assimilarmos tudo o que aconteceu. Posso passar a nossa experiência aqueles que preparam o dia do casamento. Espero que seja útil.

Os serviços essenciais

Fiquei noiva no dia 3 de Janeiro de 2017, na Praça da Alegria, no Porto. Namorávamos há 4 anos e meio quando começamos a falar em casamento, no verão de 2016, mas não sabíamos se era exatamente o que queríamos, até porque nunca tive o sonho de casar. Fui-me apercebendo que à medida que o ano se aproximava do fim, as conversas e movimentações estranhas aumentavam. Contra todas as ideias que fui criando fiquei noiva no Porto, não em Cinfães e também não foi na noite de consoada como imaginava, mas sim já no inicio do ano de 2017, foi assim que aconteceu, ficamos noivos.
Acordámos que casaríamos apenas no verão em 2018, porque faltavam apenas alguns meses para o verão desse ano e já imaginávamos que organizar um casamento seria um processo desgastante. Relaxamos e o tempo foi passando, já estamos em Agosto de 2017 quando os nossos pais nos começaram a chamar a atenção, talvez estivesse na hora de começar a preparar o nosso grande dia. Nessa mesma semana dirigimo-nos à Quinta da Bouça Velha, na freguesia de Souselo, uma das únicas que tinhas este tipo de serviços no concelho e percebemos que a agenda estava a ficar lotada e que já não podíamos casar em Julho naquela quinta como tínhamos pensado, teria que ser em Junho. O preço foi de encontro às nossas expectativas e o serviço que acordamos era exatamente o que pretendíamos. Assim, discutimos com os responsáveis vários pormenores, uma vez que o nosso casamento seria apenas pelo civil e seria tudo naquele espaço. Falámos de vários pormenores e o que seria apenas uma visita para responder a algumas dúvidas, foi o dia da grande decisão, tínhamos data para o nosso casamento, 9 de Junho de 2018.
O passo seguinte foi uma visita à conservatória para percebermos qual o procedimento para abrir o processo de casamento, com que antecedência o devíamos fazer, qual o preço, entre outras questões. Percebemos que o processo só poderia ser aberto 6 meses antes da data de casamento, pelo que ainda teríamos que esperar algum tempo. O preço era fixo, 120€ e tínhamos que nos responsabilizar pelo transporte do responsável na ida para a quinta e na volta. Então esse assunto ficou para resolver nos meses antes do casamento.
Começamos então a preocupar-nos com os outros serviços essenciais, contactamos várias empresas de fotografia e vídeo, e temos que confessar que ao início ficamos um pouco assustados com os preços, era um dos serviços que não esperávamos que fosse tão caro, e apesar de percebermos que é um trabalho árduo e difícil, tentamos comparar várias empresas e vários pacotes. Por mero acaso, descobrimos os serviços da equipa do Tiago Pinto Photography que nos oferecia um pacote adequado para o que pretendíamos por um preço que nos pareceu extremamente justo. Contactámos a equipa, reunimos, e como tinham o dia livre, fizemos mais um check na lista de tarefas do nosso casamento.
O último serviço que tínhamos que resolver o mais depressa possível, porque já estávamos em Setembro de 2017, era a animação da festa. À semelhança dos serviços de fotografia e filmagem fizemos uma pesquisa profunda para encontrarmos o melhor serviço pelo melhor preço e encontramos o DJ Gilberto Gil, falamos por chamada e marcamos uma reunião onde nos foi apresentado o serviço e o equipamento. Discutimos oque tipo de festa imaginamos e marcamos na agenda do DJ o nosso dia de casamento.
Estavam assim garantidos os “serviços mínimos”. Estávamos assustados, percebemos que apesar de termos o auxílio dos nossos pais nas despesas, casar não nos ia sair barato e íamos ter uma série de questões difíceis de resolver. Começava assim a saga, quase desesperada, de preparação do casamento.